Fiscalização CRF-PR: Ação conjunta envolveu PM, Promotoria de Justiça e Vigilância Sanitária
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 1 de agosto de 2024
No último dia 23 de julho, a equipe de fiscalização do CRF-PR esteve em Marechal Cândido Randon para realizar mais uma inspeção conjunta com a Polícia Militar, Promotoria de Justiça e a Vigilância Sanitária local.
Após denúncia, foi constatado que o estabelecimento realizava venda irregular de medicamentos sujeitos a controle especial, produtos com validade rasurada e etiqueta colada em cima (adulterados) e armazenava produtos com validade expirada. Além de todas essas irregularidades, o farmacêutico, proprietário e responsável pela farmácia estava com o seu CRF suspenso pelo mesmo motivo.
Ainda, segundo apurado pela fiscalização, o responsável pela farmácia não possuía autorização para comercialização de medicamentos controlados.
A gerente do setor de fiscalização do CRF-PR Dra. Tayná de Lima, informou que, pelo flagrante, o profissional foi encaminhado para a delegacia local para esclarecimentos e os medicamentos apreendidos foram encaminhados para a vigilância sanitária do município de Marechal Cândido Rondon.
"A fiscalização é um pilar essencial na garantia da segurança e bem-estar da sociedade. Nossas inspeções conjuntas têm como objetivo assegurar que as práticas farmacêuticas estejam em conformidade com as normas estabelecidas, protegendo assim a saúde pública. A presença dos nossos fiscais nos estabelecimentos é fundamental para identificar e corrigir possíveis irregularidades, garantindo que medicamentos e serviços farmacêuticos sejam oferecidos com qualidade e segurança. A colaboração entre diferentes órgãos de fiscalização fortalece esse trabalho, tornando nossas ações ainda mais efetivas e abrangentes. Ao realizarmos essas inspeções, estamos reforçando nosso compromisso com a sociedade, assegurando que todos tenham acesso a um serviço de saúde seguro", pontuou Dra. Tayná.
Os medicamentos apreendidos foram encaminhados para a vigilância sanitária do município de Marechal Cândido Rondon.
Participaram da ação: Dra. Tayná de Lima, gerente da fiscalização do CRF-PR, Dra. Daiane Perondi, fiscal CRF-PR, Dra. Emanuelle A. Tauchert, Fiscal da Visa de Marechal Cândido Rondon, Thiago Oliveira Ibler, promotor de Justiça.