CRF-PR participa do 7º Congresso do Inesco com foco em saúde pública
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 31 de julho de 2024
O 7º Congresso Paranaense de Saúde Pública Coletiva, 10ª Mostra Paranaense de Saúde Pública/Coletiva e Prêmio “Inova Saúde Paraná”, realizado entre os dias 24 e 27 de julho de 2024, e contou com a participação da diretora secretária geral, Dra. Greyzel Benke. O evento, que aconteceu de forma online, foi uma iniciativa do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco).
Dra. Greyzel fez uma participação especial durante a mesa de abertura do congresso com a Dra. Naiene de Angeli, presidente do Inesco. Durante a sua participação, a diretora geral do CRF-PR destacou a importância do congresso, cujo objetivo é contribuir para a difusão da saúde no Paraná, proporcionando oportunidades para os participantes aprofundarem conhecimentos, discutirem as temáticas prioritárias de saúde do Estado e, consequentemente, melhorarem sua qualificação técnico-científica. Parabenizou a temática e o prêmio como oportunidade de incentivo.
Também aconteceu durante o evento a 10ª Mostra Paranaense de Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde e o Prêmio Inova Saúde Paraná. Segundo o Inesco, a mostra foi um momento apropriado para a apresentação de relatos de experiências, de discussão sobre o andamento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), de projetos aplicativos ou de intervenção realizados durante cursos de graduação e pós-graduação.
Já o prêmio buscou identificar e reconhecer trabalhos inovadores, oportunizando que novas ideias e ações fossem fomentadas, produzindo conhecimento científico e valorizando aqueles que a ele se dedicam.
Inesco
O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesco) foi criado em 1987, por iniciativa de profissionais da saúde do Paraná que faziam parte do Movimento Brasileiro pela Reforma Sanitária, e já nasceu contando com as experiências desenvolvidas por professores da área de saúde pública ou saúde coletiva das universidades estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
Após 26 anos, em 2013, foi iniciada uma nova fase, com a adoção de um modelo associativo e o desligamento das universidades, abrindo o quadro de membros para indivíduos e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, e passando à denominação de Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco). Desde então, a entidade manteve um intenso calendário de eventos e iniciativas, contribuindo para o fortalecimento do setor de saúde e melhoria da saúde dos paranaenses.