Após reunião com CRF-PR, SMS de Campo Mourão fará contratação de farmacêuticos

Data de publicação: 21 de dezembro de 2023

tato.jpg

Na terça-feira, 12 de dezembro, ocorreu em Campo Mourão, uma reunião entre os representantes do CRF-PR e a Secretaria de Saúde do município.

Na pauta, a adequação da Assistência Farmacêutica em farmácias públicas locais, sendo que em algumas unidades não há assistência técnica do profissional farmacêutico, o que o torna um estabelecimento irregular.

Após essa constatação, o CRF-PR entrou em contato com a secretaria de saúde, através das farmacêuticas do município, que agendaram a reunião de trabalho entre as duas instituições.

Participaram da reunião, representando o município, a secretária de saúde, Camila Kravicz Corchak, e as farmacêuticas Dra. Helida Celoni Takemura e Dra. Vanessa Nesi dos Reis. Representando o CRF-PR, o vice-presidente, Dr. Valquires Godoy, a gerente de cadastro PJ, Dra. Grabrielle Pereira e o fiscal, Dr. Luciano Pacheco.

Como encaminhamentos da reunião ficou acordado que o município protocolará, nas próximas horas, um plano de adequação, onde prevê a contratação imediata de 7 (sete) farmacêuticos, já no mês de janeiro.

A secretária de saúde ressaltou também que, além destas contratações, outras poderão ocorrer, para que cada vez mais os munícipes tenham garantidos o direito de assistência farmacêutica na dispensação e orientação para o preparo, armazenamento e uso correto dos medicamentos prescritos e adquiridos nas farmácias do município.

O vice-presidente do CRF-PR, Dr. Valquires Godoy destacou o papel fiscalizatório do Conselho primando pela qualidade e segurança na farmacoterapia dos usuários de medicamentos do município, com a imprescindível atuação do farmacêutico neste processo de aconselhamento e promoção do uso correto de medicamentos.

Dra. Hélida expos aos presentes sobre a estrutura da assistência farmacêutica local, com a atuação dos farmacêuticos na central de abastecimento (CAF), no programa IST/AIDS e nas farmácias públicas, comprometendo-se também em auxiliar na ampliação da assistência para aqueles locais onde ainda não contam com profissionais atuando.

Já Dra. Gabrielle colocou o setor de Cadastro do CRF-PR à disposição para auxiliar no ingresso dos novos profissionais, dando celeridade ao processo de adequação.

Ao final da reunião, a secretária de saúde, Camila, falou sobre a instalação de três novas farmácias no município, de forma independente das unidades de saúde. Ela explicou que o objetivo das novas instalações é melhor atender a demanda de acesso à medicamentos no serviço público de Campo Mourão, onde os projetos estão sendo elaborados para implementação.