Curso Dispensar: última etapa da capacitação aconteceu em Curitiba

Data de publicação: 11 de dezembro de 2023

curso_dispensar_site.jpg

Dando continuidade ao Dispensar, curso desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Farmácia Comunitária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a segunda e última etapa presencial, aconteceu nos dias 09 e 10 de dezembro, em Curitiba.

O curso foi pensado com o objetivo de promover capacitação aos farmacêuticos na prestação do serviço de dispensação de medicamentos em farmácias comunitárias.

De acordo com o GT, esta é uma oportunidade para os profissionais farmacêuticos aprimorarem sua prática e melhorarem o cuidado prestado aos pacientes. A partir disso, será possível fidelizar clientes/pacientes e contribuir com a saúde da população e ainda aumentar a lucratividade da farmácia.

Foram abordados conteúdos como a competência do farmacêutico na dispensação de medicamentos, raciocínio clínico, medicamentos sujeitos a controle especial e muitos outros.

A última etapa do curso foi ministrada pelas renomadas farmacêuticas: Dra. Sabrina Cerqueira Santos e Dra. Kérilin Stancine Santos Rocha. Os farmacêuticos que finalizaram a etapa da capacitação online e participaram da primeira etapa presencial tiveram o privilégio de participarem de um momento muito especial, já que o curso marca a profissionalização do ato de dispensar, privativo do farmacêutico, transformando o atendimento em serviço de excelência.

O GT destacou ainda que, como o sucesso do Projeto Piloto, onde foram contemplados apenas seis estados inicialmente a receberem o curso Dispensar:  Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe, outros estados também receberão turmas.

A diretoria do CRF-PR, Dr. Marcio Augusto Antoniassi, presidente e Dr. Valquires Godoy, vice-presidente, deram as boas-vindas aos participantes do curso. Eles parabenizaram os profissionais que finalizaram o curso e falaram da importância do aprimoramento profissional na dispensação. “É a vitrine da profissão. O farmacêutico deve ser reconhecido como alguém que faz a diferença na vida das pessoas. E um bom atendimento, um atendimento qualificado, com processos de trabalho bem definidos, em que todos trabalham de maneira semelhante, vai profissionalizar a farmácia de um modo que ela nunca foi no Brasil”, disse Dr. Márcio. "Reduz erros de prescrição, permite que o paciente tenha acesso ao medicamento de acordo com a sua necessidade, aumenta o nível de conhecimento do paciente acerca do seu tratamento e a adesão ao tratamento, melhorando seus resultados em saúde", destacou, Dr. Valquires.

A conselheira do CRF-PR e membro do GT de Farmácia Comunitária do CFF, Dra. Ana Paula Vilar, também participou da capacitação e finalizou o curso com a turma do Paraná.

>> Fique atento ao calendário de cursos do CRF-PR, que disponibilizamos aqui neste Portal, para mais treinamentos como este.

Palestrantes:

Dra. Sabrina Cerqueira Santos - Farmacêutica (2015), Mestra (2018) e Doutora (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é Professora Adjunta do curso de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF-GV). Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinar em Cuidado Farmacêutico (GEICF). Tem expertise na área da Farmácia Social, com ênfase em Cuidado Farmacêutico, Assistência Farmacêutica, Implementação de serviços clínicos providos por farmacêuticos, dispensação de medicamentos.

Dra. Kérilin Stancine Santos Rocha - Farmacêutica, Mestra e Doutora pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Maruípe. É coordenadora do Laboratório de Inovação em Cuidado Farmacêutico (LINC/UFS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFAR/Ufes). Membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC). Tem expertise na área da Farmácia Social, com ênfase em Cuidado Farmacêutico, Assistência Farmacêutica, Implementação de serviços clínicos providos por farmacêuticos, dispensação de medicamentos.

>> GRUPO DE TRABALHO SOBRE FARMÁCIA COMUNITÁRIA - CFF:

Dra. Maria de Fatima Cardoso Aragão – (SE) - Coordenadora

Dra. Ana Paula Vilar Ribeiro da Silva (PR)

Dr. Gabriella Gonçalves Sotelo Ramis (RJ)

Dra. Jacira Elvira de Oliveira B. Prestes (RN)

Dra. Josefa Renalva Macêdo (AL)

Dr. Josué da Silva (MA)

Dr. Laercio Batista Junior (SC)

Dr. Luis Fernando Köhler (MT)

Dr. Marcos Cardoso Rios (SE)

Dra. Maria Letícia Raupp dos Santos (RS)

Dr. Maykon Jhuly Martins de Paiva (TO)