Diretoria do CRF-PR e Conselheiro Federal se reúnem com autoridades sanitárias e farmacêuticos da SMS em Foz do Iguaçu

Data de publicação: 27 de outubro de 2023

foz1.jpg
foz2.jpg

No dia 24 de outubro, representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), Dr. Márcio Antoniassi (Presidente), Dr. Valquires Godoy (Vice-presidente), Dr. Eduardo Valério (Tesoureiro), Dr. Gustavo Pires (Conselheiro Federal) e Dr. Edivar Gomes (Gerente Geral), se reuniram com autoridades da Vigilância Sanitária, da Assistência Farmacêutica (AF) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Foz do Iguaçu, com o objetivo de estabelecer parcerias para a realização de ações conjuntas, bem como atender as demandas da AF municipal.

O encontro com as autoridades aconteceu em dois momentos: a primeira reunião da manhã contou com a presença dos farmacêuticos da Vigilância Sanitária Municipal (VISA), Dra. Ana Carolina Ruver e Dr. Carlos Wutzke, além da coordenadora, Dra. Luciana Marodin. “Na reunião foi proposto uma parceria de colaboração entre os dois órgãos fiscalizatórios, objetivando a realização de encontros de orientação, de atividades educativas e, quando necessário, ações de fiscalização em conjunto”, disse o Dr. Valquires, vice-presidente e coordenador da fiscalização do CRF-PR.

Os representantes da VISA destacaram que a parceria estabelecida tem o objetivo de assegurar melhor qualidade no atendimento nas farmácias, orientar os profissionais para que evitem erros comuns, além de elencar a responsabilidade de cada entidade. E acrescentaram que as fiscalizações conjuntas, com monitoramento dos riscos sanitários e do papel do farmacêutico são fundamentais para a defesa da sociedade.

O presidente do CRF-PR, Dr. Márcio Antoniassi, destacou que “a realização de fiscalizações conjuntas é importante para garantir à população uma assistência farmacêutica de qualidade, com acesso à assistência farmacêutica plena e em tempo integral”.

A segunda reunião do dia se deu entre os representantes do CRF-PR e a Assistência Farmacêutica de Foz do Iguaçu, contando com a presença dos farmacêuticos que atuam nas farmácias públicas municipais, a coordenadora da Assistência Farmacêutica municipal, Dra. Marcele Barcelos e da Secretária de Saúde, Dra. Rose Meri da Rosa. Na pauta assuntos como a carga horária dos farmacêuticos no município; assistência farmacêutica integral nas farmácias das UBS; assistência farmacêutica na UPAS; implantação dos serviços de cuidados farmacêuticos no SUS e a contratação de novos farmacêuticos para suprir aqueles que pediram exoneração.

Dr. Gustavo ressaltou a importância das farmácias para a saúde das pessoas, reforçando a necessidade da assistência farmacêutica integral nas farmácias públicas, da mesma forma que acontece com as comerciais (privadas). “São estabelecimentos que têm uma responsabilidade significativa na prestação de serviços em saúde através da dispensação de medicamentos e da realização dos procedimentos de cuidados, já que estas atividades tem um impacto muito grande na saúde da população”, disse o Conselheiro Federal e secretário geral do CFF.

Foram dois encontros de articulações e decisões importantes, que consolida a forma de atuação da atual Diretoria do CRF-PR, frente às questões sensíveis à assistência farmacêutica no serviço público e da fiscalização orientativa, que tem como foco a saúde da população, melhorias para classe farmacêutica e a qualidade e segurança na prestação dos serviços farmacêuticos.

O diretor Tesoureiro, Dr. Eduardo Valério, pontuou a respeito do aprimoramento dos farmacêuticos da região. “O que acordamos hoje é extremante importante, não apenas para os farmacêuticos, mas para a população. E para isso os profissionais devem estar atualizados com relação às normas que regem o setor. Somaremos esforços nesse sentido, de levar aos profissionais aprimoramento e atualização, bem como para a assistência farmacêutica no município”.