Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Outubro Rosa: Vice-Presidente ministra palestra em Uraí


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 17 de outubro de 2023

tato..jpg

O "Outubro Rosa" é uma campanha que acontece todos os anos, para incentivar a conscientização sobre o câncer de mama. E mais uma vez, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR adere à campanha e se junta a esta luta.

O câncer de mama é uma das enfermidades que mais acomete as mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - Inca, o número estimado de casos novos de câncer de mama no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 73.610 casos, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Com base nesses dados conseguimos perceber a necessidade da conscientização e prevenção desta doença. É muito importante que todos façam sua parte para que os números diminuam esta estimativa, e o farmacêutico pode prestar cuidados essenciais aos pacientes portadores de câncer de mama e colaborar com a prevenção dessa doença. 

E foi com este intuito que o vice-presidente, Dr. Valquires Godoy, ministrou uma palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, no dia 14 de outubro, na Associação Cultural Nipo-Brasileira, em Uraí/PR.

O evento é uma promoção do Sicredi e da Cooperativa Integrada. Segundo as entidades, com o cooperativismo e a união de forças, é possível compartilhar informações corretas sobre o Outubro Rosa e o Câncer de Mama. Desta maneira é plausível promover mais orientação, cuidado e conscientização sobre a causa e estimular a prevenção e o combate a doença.

“O farmacêutico atua, por exemplo, orientando sobre os cuidados que o paciente deve ter com a medicação, horários de uso, evolução da medicação e possíveis interações medicamentosas”, destacou Dr. Valquires ao falar sobre o papel fundamental que o farmacêutico exerce na oncologia. “O farmacêutico é peça chave na terapia oncológica, pois atua, inclusive, com as reações adversas que o paciente pode ter com a medicação prescrita. O acompanhamento farmacêutico de perto é fundamental, pois assim evitamos excesso de doses e eventos adversos do uso da medicação, ou subdoses”, explicou aos participantes.

Confira abaixo alguns momentos da palestra.


folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação




Redes Sociais

topo