Farmacêuticos de Curitiba realizam habilitação para aplicação de vacinas
Data de publicação: 7 de outubro de 2022
No dia 30 de setembro e 1º de outubro, farmacêuticos de Curitiba foram habilitados para a aplicação de vacinas. O curso, que é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia junto com o CRF-PR, foi ministrado pela Dra. Ariane Baratta Masini de Andrade e a Dra. Roberta Dias Rodrigues Rocha.
A diretoria do CRF-PR esteve presente pela presença do presidente, Dr. Marcio Augusto Antoniassi, o vice-presidente, Dr. Valquires Godoy, e a diretora secretária geral, Dra. Greyzel Benke.
O curso é composto por 60 horas de atividades, divididas em 40 horas na modalidade a distância - plataforma do CFF edufarma.org.br, e 20 horas na modalidade presencial, reunindo as principais informações para possibilitar o desenvolvimento de competências necessárias à prestação de serviços de vacinação. A proposta pedagógica contextualiza o panorama da vacinação no país, com destaque para os papéis que podem ser desempenhados pelo farmacêutico.
Vale lembrar dos anos de luta travados para a aprovação da lei 13.021/2014, que viabiliza a aplicação de vacinas em farmácias. O CFF, preocupado com a capacitação dos profissionais para execução dos serviços de vacinação, passou a exigir um curso de aplicação de vacinas com carga horária mínima de 40 horas, com o propósito de contribuir para o aumento no número de farmacêuticos vacinadores.
Ao final do curso, o certificado pode ser homologado no CRF-PR, abrindo novas perspectivas para sua carreira.
As matrículas para as turmas presenciais estão abertas na própria plataforma edufarma.cff.org.br, para todos os alunos aprovados na etapa online.