Plenário do CRF-PR aprova Deliberação que cria a função de “Delegados”
Data de publicação: 23 de maio de 2022
Conectar os farmacêuticos ao órgão que os representa. Esta é uma das principais atribuições do Delegado, que irá representar o Conselho Regional conforme a Minuta de Deliberação apresentada pela Conselheira, Dra. Ana Paula Vilar, na 924ª Plenária do CRF-PR, realizada nos dias 19 e 20 de maio.
De acordo com a conselheira, a criação dessa função é estratégica e ao mesmo tempo fundamental para que os mais de 20 mil farmacêuticos do Estado inscritos tenham, além de um representante da entidade mais próximo aos profissionais, o Delegado levará informações e decisões da entidade até eles. “Será uma via de mão dupla e nos apoiaremos mutuamente”, disse.
Ao todo serão 04 macrorregiões: Centro/Leste, Norte, Oeste e Noroeste – com abrangência em 22 municípios, onde os delegados representarão o Conselho Regional e terão a finalidade de: divulgar o Código de Ética e sua observância; intermediar o relacionamento com o CRF-PR - das pessoas físicas e jurídicas sediadas em sua jurisdição; colaborar com o Conselho no que diz respeito ao combate do exercício ilegal da profissão e às infrações do Código de Ética, comunicando à entidade qualquer irregularidade que ocorrer dentro da sua área de abrangência e, ainda, atuar junto a entidades – públicas ou privadas que atuam em sua região.
Os delegados regionais também tem a finalidade de buscar parcerias com os representantes municipais, Vigilância Sanitária, Ministério Público, instituições de ensino, órgãos de saúde e demais entidades de sua região. Os delegados são farmacêuticos nomeados por portarias específicas, com tempo determinado de mandato e são também cargos honoríficos (sem remuneração).
É consenso entre os diretores do CRF-PR que esse é um passo muito importante em direção ao farmacêutico. É preciso avançar e alcançar aquele profissional que está fisicamente mais distante do Conselho, para que ele tenha acesso aos espaços e oportunidades que a entidade proporciona de aprimoramento e evolução profissional como cursos, materiais técnicos, entre outros.
Outro ponto de destaque da Deliberação apontado pela Conselheira é o vínculo estratégico que os delegados estabelecerão com as autoridades, especificamente as que atuam na área da saúde, afim de nortear, propor diretrizes, defender a profissão e ainda contribuir de maneira significativa para profissão e os profissionais.
“A aprovação desta Deliberação é uma conquista e uma vitória para a classe farmacêutica do Paraná que passa a contar com mais este canal para a promoção da saúde da sociedade, a valorização profissional e a integração profissional X CRF-PR”, comemorou Dra. Ana.
Clique aqui para acessar a Deliberação.