Mobilização Saúde + 10 coletou 50 mil assinaturas no Paraná

Data de publicação: 31 de outubro de 2012

Cinquenta mil paranaenses aderiram à mobilização Paraná Saúde + 10 para caracterizar como emenda de iniciativa popular o Projeto de Lei que garante o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira. O movimento é encabeçado pela secretaria de Estado da Saúde, pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e pelo Conselho Estadual de Saúde e tem como objetivo coletar 100 mil assinaturas nos 399 municípios paranaenses.

Para que o Projeto de lei seja executado devem ser coletadas 1,5 milhão de assinaturas, o equivalente a 1% do eleitorado nacional, distribuídas em pelo menos cinco estados do país. O Projeto de lei é uma iniciativa do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, liderado pela Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde. A Frente Nacional é composta por mais de 40 instituições.

PARANÁ – No Paraná a mobilização foi lançada no dia 23 de setembro, em Curitiba. Em Apucarana, a 16ª Regional de Saúde aproveitou a campanha Outubro Rosa para mobilizar a população. No dia 20 de outubro, com uma barraca na praça, a população foi orientada e estimulada a assinar o documento em favor do movimento. No dia 3 de novembro haverá mais uma mobilização para a coleta de assinaturas com barracas na Praça Rui Barbosa e na Feira do Produtor Rural.

Em Maringá, a mobilização também foi lançada no dia 20 de outubro, na sede da Associação Comercial, com a presença do secretário Michele Caputo Neto. Na cerimônia ele enalteceu a importância da mobilização em benefício do Sistema Único de Saúde. Em Cascavel, a coleta de assinaturas foi nesta terça-feira (30).

Saiba como Participar

Para participar da mobilização, é necessário preencher o formulário, que inclui o número do título de eleitor, zona e seção eleitoral  e que já está disponível na sede do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) - Rua Itupava, 1235 - Curitiba - Paraná/PR e também nas seccionais de Ponta Grossa, Cascavel, Maringá, Londrina e do Sudoeste.

As assinaturas serão enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde. As listas serão encaminhadas para a secretaria Estadual da Saúde através das 22 Regionais. O Conselho Estadual de Saúde, a Secretaria da Saúde e o Cosems/PR encaminharão as listas ao Conass, em Brasília, para se somar às demais listas do país.

Para mais informações: Telefone (41) 3363-0234 – Ramal 9556
com Dra. Sonia Dorneles  - Assessoria Política do CRF-PR